Linha 13 da CPTM terá sistema CBTC

Em evento que marcou a inauguração de um trecho do corredor Guarulhos-São Paulo, da EMTU, o governador Geraldo Alckmin comentou sobre as obras da Linha 13 – Jade da CPTM. Como informamos ontem, o Governo de SP deve abrir licitação este mês para a compra de 8 trens que servirão a linha. A novidade, anunciada pelo governador, é que o futuro ramal terá sistema CBTC (Controle de Trens Baseado em Comunicação). O sistema visa a redução de intervalo de trens pois permite mais composições na linha e, consequentemente, menor lotação.

Como informamos (leia aqui), Alckmin diz que os atrasos do ramal 13 são por conta do atraso na liberaçao de uma verba prometida pelo Governo Federal, através do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) que não veio.

Em artigo publicado pelo Estado, o Mistérios das Cidades se defende dizendo que o Governo de São Paulo pediu mudanças em um financiamento que já havia sido aprovado anteriormente e com isso o processo teve que ser reiniciado. A verba antes seria para aquisição de material rodante (composições) e que a gestão Alckmin teria mudado o objeto do financiamento para a compra de sistema de sinalização, de telecomunicações e energia.

O Governo de SP rebate dizendo que nenhum repasse foi feito até antes de abril de 2015 e que a União queria analisar projetos e itens que faziam parte da obra, mas que não eram financiados com dinheiro da União.

Fonte: Via Trolebus
Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIRETO DO METRÔ

Total de visualizações de página

Posts Populares

Labels

Arquivo do blog

Twitter @movemetropole