CPTM testa novo trem da Linha 12-Safira

Composição 'H01' (8501/8504) em testes na estação Santo Amaro da Linha 9: novos trens para a zona leste - Fotos: Diego Silva


Durante as madrugadas do mês de setembro e outubro, a CPTM testa na Linha 9-Esmeralda e na via de testes em Presidente Altino o novo trem série 8500, construído pela CAF em Hortolândia, interior do estado de São Paulo. Os novos trens são uma 'evolução' da série 8000, que atualmente rodam na Linha 8-Diamante.
Novos assentos na cor azul deram um ar mais moderno e leve aos novos trens
Similar às últimas aquisições, o trem série 8500 traz novidades interessantes àqueles que acompanham a evolução das frotas e para os usuários. Os novos assentos vieram na cor azul, fugindo do então vermelho que está presente nas compras anteriores, dando um ar renovado para o usuário. As telas com informação da linha agora estão acima das portas, não mais 'penduradas' como nas frotas anteriores. Com oito carros, passagem livre entre todos eles (open gangway) e um novo sistema de vídeo-vigilância (com câmeras de alta definição), ar-condicionado e equipamentos de segurança modernos e atuais, o novo trem está equipado com tudo o que há de mais moderno no mercado hoje.
Para os maquinistas e para a manutenção, as novidades são os novos sistemas ATO e CBTC já embarcados no trem, além do sistema ATC fornecido pela Alstom (nos demais trens, o sistema era fornecido pela Ansaldo STS). Um novo sistema COSMOS (computador de bordo com todas as informações sistemáticas do trem) muito mais moderno e informativo, além de um novo sistema de sonorização da suiça RUF (que substitui a espanhola SEPSA, que não fornece mais o CCTV).
Além disso, os novos trens trazem novidades que prometem auxiliar na operação dos trens: câmeras instaladas nos pantógrafos, em alta resolução e no engate do quarto e quinto carro. Será possível desacoplar quatro carros de uma unidade, para manutenção, sem perder os quatro restantes, tendo sempre um trem inteiro disponível para operação. Outra novidade é a ausência dos espelhos retrovisores, que deram lugar à câmeras instaladas nas extremidades de cada carro.
No quesito segurança, um item primordial: todas as cabines estarão equipadas com identificação biométrica. Somente maquinistas cadastrados conseguirão movimentar o trem, eliminando de vez qualquer possibilidade de sabotagem.

Portas mais largas irão auxiliar em embarques e desembarques mais rápidos
Segundo informações, os doze primeiros trens serão entregues à Linha 12-Safira à partir de 2016. Os outros dezoito trens, de um total de 36 composições, ainda não tem destino certo. Comenta-se nos corredores que poderão ir para a Linha 7-Rubi, mas ainda não há nada concreto. Os trens da série 9500, fabricados pela Hyunday-Rotem, ainda não chegaram ao Brasil e não tem data certa para testes.
Vimos no CPTM em Foco
Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIRETO DO METRÔ

Total de visualizações de página

Posts Populares

Labels

Arquivo do blog

Twitter @movemetropole