Prefeitura de São Paulo deve aumentar subsídios e congelar tarifa em 2016

Aumento na tarifa de ônibus pode impactar na popularidade do prefeito, e com o atual da cidade de São Paulo não é diferente. Fernando Haddad já afirmou em algumas ocasiões que faria o que fosse preciso para o bem da cidade independente das eleições.

Mas a regra não se aplica em 2016, onde a prefeitura deve congelar as passagens com subsídios às empresas de ônibus, que devem chegar próximos a R$ 2 bilhões. A proposta de orçamento para 2016 enviada à Câmara Municipal na última quarta-feira, dia 30 de setembro, indica a ação. O valor repassado às empresas deve aumentar por conta da alta do dólar e dos preços dos combustíveis.

Por que os subsídios?

Um dos motivos da prefeitura subsidiar parte do transporte são as gratuidades, como as de idosos, gestantes, pessoas com deficiência, passageiros com enfermidades que fazem algum tipo de tratamento, e estudantes de baixa renda.

Especialistas apontam que a integração do bilhete único é outro fator necessário para que a prefeitura financie parte do transporte. “Se não fosse assim, as pessoas que moram mais longe,e são menos favorecidas, pagariam mais”, diz a arquiteta Klara Kaiser Mori, da FAU-USP, em entrevista ao Estadão.

Outro ponto do aporte concedido é o equilibrio perante as diferenças de operação dentro da cidade, como trânsito e demanda de passageiros. Por falar em trânsito, os congestionamentos possuem um custo, que também é previsto neste subsídio.

Vimos no Via Trolebus
Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIRETO DO METRÔ

Total de visualizações de página

Posts Populares

Labels

Arquivo do blog

Twitter @movemetropole