Prefeitura de São Paulo quer “retirar” ônibus de engarrafamentos

Imagem de Rafael Narchi

A Prefeitura de São Paulo pretende pôr em prática uma operação para tirar os ônibus que ficam presos em congestionamentos pela cidade. Batizado com nome provisório de “Resgate ao Ônibus”, deve ser implantada até o fim do ano em avenidas que não possuem corredores nem faixas exclusivas de ônibus, porém detalhes de como será implementada não foi esclarecida.

“Se nós falamos que a prioridade é o transporte público, e se a cidade tem apenas 500 km de faixa exclusiva ou corredor de ônibus, não tem sentido um ônibus, um biarticulado, cheio de gente, ficar junto com os carros, travado. Então a CET tem que fazer um resgate desse ônibus. Isso é priorizar mobilidade, priorizar as pessoas. Temos que fazer uma área de mobilidade igual à saúde, o mesmo conceito: se tem alguém dentro da ambulância, ela não tem prioridade? A mesma lógica tem que ser para o transporte público”, declarou o secretário municipal dos transportes, Jilmar Tatto.

Tatto, deu como exemplo a Avenida Juscelino Kubitschek: “Ali me incomoda muito. Porque lá tem seis faixas veiculares, e a calçada não é generosa, não tem ciclovia, não tem faixa exclusiva de ônibus”.
A Avenida Morumbi e a Giovanni Gronchi, ambas na zona sul, são exemplos de avenidas que possuem muitas linhas de ônibus e grande concentração de tráfego de veículos porém não há a possibilidade de implementar uma faixa exclusiva por não ter espaço.

Vimos no Via Trolebus
Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIRETO DO METRÔ

Total de visualizações de página

Posts Populares

Labels

Arquivo do blog

Twitter @movemetropole