Circulação de trens de carga é liberada na Estação da Luz após incêndio

A passagem de trens de carga pela Estação da Luz, no Centro de São Paulo, foi liberada nesta segunda-feira (4), informou o SPTV. A circulação estava proibida desde o dia 21 de dezembro, quando o prédio histórico foi atingido por um incêndio. O fogo também destruiu o Museu da Língua Portuguesa, que fazia parte do complexo.

A liberação da circulação dos trens de carga dependia de testes de vibração feitos por técnicos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e da aprovação da Defesa Civil. Na quinta-feira (31), a estação foi reaberta aos usuários de trens e metrô depois da análise do IPT e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que constataram não haver risco de desabamento do prédio.

Um bombeiro civil morreu no incêndio. As causas do fogo estão sendo apuradas. Uma das hipóteses é que ele foi causado por um curto-circuito. O governo de São Paulo não deu previsão para a reconstrução do Museu da Língua Portuguesa.

Mudanças
Apesar da liberação para os usuários de trens e metrô, a entrada principal e os acessos pela Rua Mauá e pela calçada do Museu da Língua Portuguesa estão fechados. Os passageiros podem acessar a estação pela Avenida Cásper Líbero e pela calçada da Pinacoteca, na Praça da Luz.

As integrações das linhas 4-Amarela e 1-Azul do Metrô e 7-Rubi e 11-Coral funcionarão normalmente. Serão utilizadas três plataformas para embarque e desembarque devido às obras de reparo no prédio do museu.

Veja abaixo as alterações anunciadas pela CPTM:
- Linha 7-Rubi: os trens farão o trajeto Brás-Francisco Morato, passando pela estação da Luz nas plataformas 1 e 2. Na estação Brás, a Linha 7 utilizará a plataforma 1, como reforço de oferta de lugares no trecho Brás - Luz.

- Linha 11-Coral: Expresso Leste: os trens farão o trajeto Luz-Guaianases e Brás-Guaianases, alternadamente. Os trens que seguirem até a Luz utilizarão a plataforma 3 para embarque e desembarque.

- Linha 10-Turquesa: Para operar a Linha 7-Rubi até o Brás, os trens da Linha 10-Turquesa farão embarque e desembarque pela plataforma 2.

Museu destruído
Inaugurado oficialmente no dia 20 de março de 2006, o Museu da Língua Portuguesa abriu suas portas ao público no dia 21 de março daquele ano. Em seus três primeiros anos de funcionamento mais de 1,6 milhão de pessoas já visitaram o espaço, consolidando-o como um dos museus mais visitados do Brasil e da América do Sul.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o bombeiro civil Ronaldo Pereira da Cruz morreu após sofrer uma parada cárdiorespiratória. Ele atuava como bombeiro do museu.

O museu estava fechado para o público no dia do incêndio. O Museu da Língua Portuguesa fica na Praça da Luz e tem três pavimentos e uma área de 4,3 mil m².

Vimos no G1
Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIRETO DO METRÔ

Total de visualizações de página

Posts Populares

Labels

Arquivo do blog

Twitter @movemetropole