Alckmin inaugura primeira fase da estação da CPTM em Suzano

Após vários adiamentos, estação será aberta ao público às 4h de sexta (12). Nova licitação será aberta em março para a conclusão da 2ª etapa. 

Governador entregou nova estação de Suzano  (Foto: Maiara Barbosa/ G1)Governador entregou nova estação de Suzano (Foto: Maiara Barbosa/ G1)
 
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, esteve em Suzano na manhã desta quinta-feira (11) para fazer a entrega da primeira etapa das obras de reconstrução da estação de Suzano, que atende a Linha 11-Coral (Luz - Estudantes), da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). O prédio, que começou a ser reformado em 2011, a princípio, deveria ter sido inaugurado em 2013. No total, foram nove adiamentos. A nova estação será aberta ao público às 4h desta sexta (12).

De acordo com Alckmin, com a nova estação, a região receberá mais viagens do Expresso Leste. "A partir de amanha [sexta] serão mais seis trens do Expresso Leste para evitar baldeação. Isso é 20% a mais de trem. Em março a Linha 11 da CPTM receberá mais dois novos trens com ar-condicionado", explica o governador. Antes eram 24 viagens e, a partir desta sexta, serão 30.

De acordo com o governo do Estado, nesta primeira etapa, das 14 escadas rolantes já instaladas, 6 entrarão em operação e, dos 4 elevadores implantados, 3 operam. Os demais equipamentos, segundo o governo, integram a segunda etapa, quando a estação terá uma nova plataforma. Segundo o governador, uma nova licitação será aberta para a escolha da empresa que concluirá o serviço, previsto para ser entregue em 2017. "Essa nova licitação será aberta em março", diz.

Vistorias
Entre o final de janeiro e começo deste mês, o presidente da CPTM, Paulo Magalhães, fez duas visitas nas obras da estação. Segundo ele, as vistorias serviam para acelerar os trabalhos. "É um monitoramento para vermos se o que planejamos aconteceu", explica.

Outra questão que chamou a atenção durante a última visita do presidente foram as catracas que, aparentemente, eram usadas. "Se a gente puder reaproveitar catracas que já são utilizadas não tem problema. Elas não fazem parte da obra, são patrimônio da CPTM. Elas têm uma inteligência acoplada", explica Magalhães.

Adiamentos
O prazo inicial para a entrega da estação era o final de 2013. Na época, a CPTM informou que o cronograma da Estação Suzano foi alterado devido a entraves não previstos durante os processos de desapropriação, além das obras de segregação do transporte de carga, que também provocaram atrasos.
Depois, chegou a ser informado que a estrutura seria inaugurada em 2014. A data foi adiada para 2015 e agora a promessa é de que tudo fique pronto em janeiro de 2016.

Segundo a CPTM, um dos motivos para os sucessivos atrasos são os entraves burocráticos durante o processo de desapropriação de alguns imóveis no entorno do estação. Outra dificuldade foi em relação à separação de uma linha exclusiva para a MRS Logística, que opera os trens de carga.

Vimos no G1
Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIRETO DO METRÔ

Total de visualizações de página

Posts Populares

Labels

Arquivo do blog

Twitter @movemetropole