Entrega da Linha 13 Jade da CPTM ficará para 2019


Passageiros que por ventura forem utilizar os trens da Linha 13-Jade, entre o Aeroporto de Guarulhos e São Paulo, deverão esperar mais para a entrega da nova ferrovia: 2019, o novo prazo dado pelo Governo Estadual. As informações são do próprio Secretário de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, revelados no jornal “O Estado de São Paulo“.

A obra ainda deve ficar R$ 101 milhões mais cara. Tudo por problemas no processo de desapropriação e por conta de mudanças no elevado que deve abrigar os trilhos. Em um dos trechos suspensos, sobre a Rodovia Ayrton Senna, a estrutura deverá ser modificada, já que a pista ganhou uma quinta faixa de rolamento para veículos.

O titular da pasta ainda afirma que por lentidão da liberação de recursos federais, cerca de R$ 250 milhões que deveriam vir do Ministério das Cidades, a administração estadual desistiu da verba, e recorreu a um empréstimo do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que era destinado para reformas de estações de outras linhas da CPTM.

Sobre a linha e futuras expansões
A nova ferrovia deve ligar a Estação Engenheiro Goulart, da linha 12-Safira, com o Aeroporto de Guarulhos em 12,2 quilômetros, passando pelo CECAP. Cerca de 8 trens estão sendo comprados com 8 carros cada. O novo projeto deve beneficiar o morador de Guarulhos, e até o passageiro que desejar se deslocar do centro ao aeroporto, desde que esteja disposto a usar integração entre linhas da CPTM e do Metrô.

Existem projetos de estender o ligação rumo a região de Bonsucesso, em Guarulhos. Em 2013, a CPTM contratou estudos para verificar a viabilidade de levar a linha rumo ao bairro do Cambuci na capital paulista, de encontro com a Linha 10 – Turquesa da Companhia.

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