CPTM lança programa de visitas monitoradas às obras da Linha 13-Jade

Grupos interessados em conhecer as obras de implantação da nova linha da CPTM para o Aeroporto Internacional de Guarulhos podem agendar visitas

Com o avanço das obras de implantação da Linha 13-Jade, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) abre, neste mês, agenda de visitas monitoradas para grupos de profissionais, estudantes, moradores e interessados em geral em conhecer de perto os trabalhos. A Linha 13 será a primeira ligação sobre trilhos entre a capital e o município de Guarulhos, chegando ao Aeroporto Internacional.

Os grupos serão acompanhados por equipe de engenheiros e técnicos, que explicarão cada etapa da obra. O roteiro da visita conta com paradas no canteiro de obras, no trecho da via em elevado, que começa no entroncamento com a Linha 12-Safira, nas proximidades do centro de treinamento do Corinthians, e prossegue por 700 metros após a estação Aeroporto-Guarulhos.

A via elevada contará com 784 vigas, sendo que quase 400 já foram içadas. Também haverá paradas nas obras das futuras estações Guarulhos-Cecap e Aerporto.

As visitas serão feitas em grupos de até 12 pessoas e devem ser agendadas com antecedência, enviando a solicitação para o e-mail marketing@cptm.sp.gov.br.

Mobilidade
A Linha 13-Jade terá 12,2 quilômetros de extensão, sendo que uma parte do trajeto será feita em superfície [4,3 km] e outra em elevado [7,9 km]. Os trens partirão da Estação Engenheiro Goulart, na Linha-12 Safira, que está sendo reconstruída, e terão como destino duas novas estações em Guarulhos: Cecap e Aeroporto.

Todas as estações terão acessibilidade [elevadores, piso podotáteis, comunicação em Braille, corrimãos e rampas adequadas] e escadas rolantes.

A integração com outros meios de transporte também faz parte do projeto de implantação da Linha 13. A Estação Cecap terá um dos acessos transpondo o viário que permitirá integração, por exemplo, com a Rodoviária de Guarulhos, e a Estação Aeroporto terá um acesso que também permitirá a passagem para o Terminal Metropolitano de Taboão da Serra.

Assim, a Linha 13 representa um salto de qualidade na infraestrutura de mobilidade para os moradores dessas regiões, pois eles poderão se deslocar até 22 cidades do Estado por meio das linhas da CPTM, terão acesso à rede de metrô e ainda serão beneficiados com a redução do tráfego de veículos, hoje o principal meio de acesso ao Aeroporto de Cumbica.

O investimento total na obra é da ordem de R$ 2,2 bilhões e prevê que 120 mil pessoas por dia sejam beneficiadas por essa nova opção de transporte mais eficiente, rápida e barata. O valor da tarifa será o mesmo cobrado em todo o sistema metroferroviário, que atualmente é de R$ 3,80.


Vimos na ANP Trilhos
Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIRETO DO METRÔ

Total de visualizações de página

Posts Populares

Labels

Arquivo do blog

Twitter @movemetropole