CPTM começa teste para uso de celular no lugar de bilhete unitário

Nesta segunda (24) a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) iniciou um teste com um novo modelo de bilhetagem por QR Code, um tipo de código de barras, na estação Tamanduateí, na Linha 10-Turquesa.

O objetivo é verificar a viabilidade na implantação desse sistema, que permite que o passageiro compre o bilhete antes pela internet, e com o código na tela do celular , passe direto pela catraca. Segundo a CPTM, a medida busca oferecer agilidade aos usuários e reduzir os custos de operação da empresa.

Por enquanto, a experiência é feita com o QR Code impresso em papel. Na bilheteria, o passageiro pode escolher entre o tradicional bilhete unitário ou o novo, para participar do teste.

Uma das catracas está adaptada para fazer a leitura do cartão. Nos primeiros 15 dias de teste, a venda deste bilhete será realizada das 9h às 16h.

A previsão é que, até o fim deste ano, outras cinco estações experimentem o sistema: Vila Aurora, na Linha 7-Rubi; Lapa, na Linha 8-Diamante; Autódromo, na Linha 9-Esmeralda; Dom Bosco, na Linha 11-Coral e USP-Leste, na Linha 12-Safira.

Elas foram escolhidas por apresentar maior volume de utilização de bilhetes unitários. Na CPTM, cerca de 20% dos usuários utilizam cartões deste tipo. O período de testes vai durar 6 meses.

Vimos na Folha de São Paulo
Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIRETO DO METRÔ

Total de visualizações de página

Posts Populares

Labels

Arquivo do blog

Twitter @movemetropole